Cartão Construcard – Como Pedir?


Vai construir ou reformar? Às vezes, durante a obra é necessário buscar por algumas opções para financiar o projeto. O Cartão Construcard é uma ótima alternativa para quem está sem dinheiro e precisa encontrar uma forma de viabilizar a obra.

Para quem ainda não conhece, o cartão da Caixa Econômica Federal é uma modalidade de financiamento para construção e reforma bastante utilizada no mercado. Este produto permite financiar a compra dos materiais de construção necessários para a realização da obra.



Continue lendo para saber mais sobre os benefícios e como solicitar o seu Construcard.

Cartão Construcard

Como funciona o Cartão Construcard?

Como já mencionamos, essa é uma espécie de financiamento no qual a Caixa divide o processo em duas fases distintas, utilização e amortização.

A primeira fase corresponde às compras de materiais de construção e demais itens que sejam necessários para a obra. O Construcard é utilizado na loja como se fosse um cartão de crédito. Assim, o dinheiro é disponibilizado para você e essa verba é usada no período de compras, que vai de dois a seis meses. 

Durante esse primeiro momento, o cliente não começa a pagar o saldo devedor ainda. Ou seja, ele paga apenas os juros dos valores utilizados.



Depois, a próxima fase é a quitação da dívida. As parcelas do financiamento são pagas só depois de acabar o prazo de compras. Todo mês, o débito será descontado diretamente da conta-corrente do cliente. O sistema utilizado é a Tabela Price, isso significa que o valor das parcelas será o mesmo até quitar o financiamento.

Além disso, tenha em mente que será necessário colocar alguma garantia na operação. O banco aceita alienação fiduciária de automóvel, caução de depósito, aplicação financeira ou alienação fiduciária de imóvel. Da mesma forma como acontece nos empréstimos com garantia, os bens alienados melhoram as condições de pagamento. Isso permite à Caixa oferecer prazos até 240 meses com taxas de juros a partir de 2,5% ao mês.

Quem pode contratar o Construcard?

Caso você tenha interesse em contratar o serviço, saiba que o Construcard pode ser feito por pessoas físicas, correntistas da Caixa Econômica Federal e maiores de 18 anos ou emancipadas. Além disso, é necessário que a pessoa seja aprovada nas avaliações de crédito.

O que pode ser comprado com o cartão?

O financiamento pelo Construcard foi desenvolvido para ampliar o crédito de quem necessita comprar materiais de construção. Sendo assim, você pode comprar todo tipo de material, tais como telhas, tijolos, pisos, janelas, além de toda a parte de pintura. 

No entanto, o programa foi ampliado. Agora também é possível comprar caixa d’água, piscina, móveis planejados, sistemas de geração solar e iluminação para o seu imóvel.

Como utilizar o cartão Construcard?

Utiliza-se o Construcard como se fosse um cartão comum. Lembrando que a única diferença é que seu uso fica restrito para materiais de construção.

O cartão Construcard pode ser utilizado em mais de 85 mil lojas credenciadas com a Caixa. Todos os estabelecimentos conveniados e que aceitam o benefício estão no site e a consulta pode ser feita clicando aqui.

Como pedir o Cartão Construcard?

Se o cliente possui os requisitos básicos, deve ir até a agência da Caixa mais próxima com os documentos pessoais necessários. É necessário CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e Comprovantes de Rendimento. No caso da necessidade de avalista, também é fundamental apresentar a documentação da pessoa. Lembre-se que a documentação será utilizada para o banco realizar a avaliação cadastral e a análise de crédito.

Após aprovação na análise de crédito, serão solicitados os documentos específicos às garantias da operação. No caso de garantia de imóvel, é preciso apresentar certidão de IPTU, certidão de ônus da propriedade, dentre outros. Se confirmar a aprovação, já é possível assinar o contrato e receber o cartão Construcard imediatamente.

Então, basta desbloquear o cartão no dia seguinte à assinatura do contrato e começar a utilizá-lo nas compras de materiais de construção.

Cartão Construcard: Qual é o limite máximo?

Não se preocupe, na hora que as palavras “Construcard” e “limite máximo” vierem à sua cabeça. Não há limite máximo para o valor do Construcard. Ele é definido de acordo com a capacidade de pagamento do cliente e da análise de seu perfil.

O valor é debitado automaticamente da conta corrente e as parcelas são definidas de acordo com a Tabela Price – ou seja, o valor é o mesmo do começo ao fim. 

O prazo do financiamento pode variar entre 1 e 240 meses (20 anos).

Posso fazer saques em dinheiro com o Construcard?

Não. Ele é usado exclusivamente para a compra de materiais de construção e portanto só pode ser usado para pagar o valor da compra e que esteja dentro do seu limite disponível.

Nesse aspecto ele é diferente dos demais cartões, uma vez que ele não tem opção de saque, sendo usado unicamente para compra de material de construção e ainda nas lojas credenciadas pela Caixa.

Principais Vantagens

Para quem se interessou pelo serviço, confira as vantagens garantidas pela Caixa para os clientes que optam pelo Construcard:

  • Garantias de segurança: O cliente conta com aval, alienação fiduciária de bem móvel, caução de depósito/aplicação financeira ou alienação fiduciária de bem imóvel.
  • Taxas especiais: Como já vimos, ao apresentar a garantia de alienação de bem imóvel as taxas de juros do Construcard Caixa ficam a partir de 2,50%.
  • Prazos mais flexíveis: Clientes que apresentam garantia de alienação de bem imóvel contam com até 240 meses para quitar o valor financiado.
  • Muito mais comodidade: É possível realizar desbloqueio, consulta de saldo e extrato do cartão Construcard no Atendimento Cartão Construcard pela internet e Aplicativo Celular. As informações de compras realizadas são enviadas via SMS.

Entre em contato

Você pode acompanhar todas as informações do seu cartão pelo site.

Ou busque atendimento através dos telefones:

SAC – 0800 726 0101

OUVIDORIA – 0800 725 7474

Gostou das dicas? Não esqueça de deixar o seu comentário.

Add a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.