5 Erros que você deve evitar ao investir em criptomoedas


Evitar alguns erros pode ser a chave para ter bons resultados com investimentos em criptomoedas. Veja abaixo como fugir das principais armadilhas!


Quando o assunto são criptomoedas, se manter atualizado, em especial a respeito de cibersegurança e recursos de proteção, é essencial para evitar que grandes prejuízos sejam causados por golpistas e hackers que fazem fortuna explorando falhas técnicas ou humanas na gestão de criptoativos.



Além disso, há alguns erros causados por ansiedade e medo que podem fazer grandes oportunidades se tornarem sérios prejuízos.

investir em criptomoedas

 Abaixo, 5 erros que podem e devem ser evitados por quem investe em criptomoedas:

1 – Manter todas as criptomoedas em uma única carteira

Ter mais de uma carteira digital é uma boa forma de evitar se tornar refém de algum tipo de sequestro de conta, ataque hacker ou, até mesmo, problemas técnicos ou roubos de senha.

Ter uma carteira quente e uma carteira fria é uma boa maneira de proteger, pelo menos, uma parte das criptos, caso aconteça algum problema.



2 – Escolher a Exchange pensando só em benefícios financeiros

Existem inúmeras opções de exchanges para transacionar criptos e algumas oferecem benefícios muito atraentes como ausência de taxas e tarifas, rendimentos fixos, consultoria gratuita, e vários outros incentivos para os investidores. 

O problema aqui é pensar apenas nesses benefícios e não se atentar ao fato de que algumas empresas oferecem tudo, sem a intenção de entregar qualquer coisa que seja.

O que não falta nesse mercado são pessoas mal intencionadas realizando fraudes, pirâmides e outros golpes.

Especialistas do Financial Move explicam como se manter seguro diante desses riscos: “É necessário realizar uma pesquisa criteriosa antes de depositar valores em alguma Exchange e dar preferência a empresas que já estejam estabelecidas  há algum tempo, e se possível, no Brasil. Também é aconselhável consultar sites de opiniões e reclamações, como o Reclame Aqui, para analisar o que é dito sobre a empresa e poder compreender como a Exchange se relaciona com seus clientes”. 

3 – Utilizar Redes Públicas para Acessar a Carteira Digital ou a Exchange

Embora muitas pessoas não entendam o tamanho do risco que estão correndo, acessar sites de bancos, carteiras digitais ou exchanges através de redes públicas (aquelas que ficam em locais como shoppings, restaurantes e outros lugares em que é possível acessar o wi-fi gratuitamente) realmente expõe as informações presentes no dispositivo a hackers e outras pessoas mal intencionadas que estejam logadas na mesma rede. 

Quem possui investimentos em criptos deve tomar muito cuidado e se manter distante desse erro tão comum, para não ter prejuízos reais.

4 – Usar a Mesma Senha em Vários Sites e Dispositivos

Apesar de todo mundo saber o quanto senhas são sensíveis e precisam ser bem protegidas, a maioria das pessoas do mundo utiliza a mesma senha em mais de dez dispositivos, e em mais de 50 contas diferentes.

Fazer isso é, simplesmente, dar dezenas ou centenas de oportunidades para que hackers tenham acesso à criptowallet ou a Exchange que transaciona os valores do investidor.

Embora esse seja um erro muito primitivo quando se fala de internet, ele ainda é um dos mais cometidos.

5 – Começar Investindo Grandes Percentuais dos Próprios Recursos

O site HB Marketing enfatiza em diversos dos seus artigos o quanto pode ser perigoso expor uma grande parte dos próprios recursos em criptoativos. 

Investir aos poucos é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e se acostumar aos riscos presentes no mercado de criptos, de forma a não cometer erros por causa da ansiedade que pode ser causada pelas oscilações nos valores das moedas digitais e conseguir aproveitar as melhores oportunidades.

Considerações Finais

Operar criptomoedas não é tão complexo quanto pode parecer, mas isso não significa que não seja necessário ter um pouco de atenção e dedicação à segurança digital e emocional.

Fazer escolhas com tranquilidade, não agir de forma ansiosa na hora de escolher empresas para transacionar, para acessar as contas em qualquer lugar e muito menos na hora de comprar e vender ativos são os principais passos para evitar erros e ter mais chances de sucesso nesse mercado interessante e promissor.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas redes sociais e ajude-o a chegar a mais pessoas!

Add a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.